domingo, 24 de janeiro de 2010

TV boa, TV má

Por Vanessa Baptista Thees Faria


Brasília foi o palco de mais um debate sobre o passado, presente e futuro da Televisão Brasileira. No início de dezembro, foi realizado o “Encontro EBC: Diálogo com a Sociedade”, com mesas de debates discutindo sobre a Comunicação no país. Entre os palestrantes, no debate sobre “Conteúdo e Programação das Mídias Públicas, estava o professor Antônio Brasil, que levou a discussão para as salas de aula da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Na conversa com seus alunos, Brasil explicou os motivos por trás do fracasso da TV Brasil, e TV Pública brasileira. A TV Brasil é uma rede de televisão pertencente à EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e acaba de completar dos anos de existência. De acordo com o professor, existem dois tipos de televisão: A TV boa, pública, que ninguém assiste e a TV má, comercial, que as pessoas reclamam, mas assistem.

Ele ainda chama atenção para um aspecto muito importante. A TV pública deve deixar de ser vista como aliada do governo, pois ela não é estatal, e deve passar a prestar serviços à sociedade, conseguindo assim ter uma identidade. A maior falha da TV Brasil, segundo o professor, é a falta de uma boa programação, baseada em pesquisas de público, experimentação e investimentos.

Até o final do ano passado, a emissora tinha uma audiência de apenas 1%. “A solução da TV Brasil é se transformar em voz do Brasil, eliminando assim, a concorrência” brinca o professor. Mas não é só a TV Pública que vem enfrentando problemas com audiência. A TV aberta também vem perdendo seu espaço, devido à tendência do desaparecimento da TV generalista e o surgimento de TVs mais segmentadas, que buscam o público de acordo com sua programação. O docente afirma que “as pessoas só assistem o que querem ver”, explicando assim o sucesso desse no tipo de TV e também, das web TVs e sites que hospedam vídeos, como o Youtube.

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