sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma TV Anacrônica


Por Amanda Freitas


No início desse mês, foi realizado em Brasília o “Encontro EBC: Diálogo com a Sociedade”, cujo debate “Conteúdo e Programação das Mídias Públicas” contou com a presença do jornalista e professor, Antônio Brasil. Esse encontrou deu fruto a um debate ministrado pelo mesmo, no dia 04 de Dezembro de 2009, na Faculdade de Comunicação Social da UERJ.


Nessa palestra foram abordados os motivos pelos quais a TV Pública brasileira, representada pela TV Brasil, é um fracasso. Segundo o professor, existe um mito em torno da TV Pública: “Existe um certo maniqueísmo entre a TV Pública que é boa, mas ninguém assiste e a TV má, que é a televisão comercial , que todo mundo atira pedra, mas assiste.”


A TV Brasil é uma rede de televisão pertencente a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e acaba de completar dos anos de existência. Para Brasil, ela deve deixar de ser vista como aliada do governo: “TV Pública não é TV Estatal” e passar a prestar serviços a sociedade, para afinal conseguir ter uma identidade.


Para se ter uma boa programação é preciso pesquisa, criatividade, experimentação e investimentos, características que não são encontradas na TV Pública brasileira. É justamente essa a falha da TV Brasil, que apresenta baixíssimos índices de audiências, Até o final do ano de 2008, a emissora tinha uma audiência de apenas 1%.


“A solução da TV Brasil é se transformar em voz do Brasil, eliminando assim, a concorrência” brinca o professor.


Futuro da TV Brasileira


Não é só a TV Pública que tem problemas com a audiência, para Antônio Brasil a TV aberta vem perdendo público ao longo dos anos. Hoje em dia investem muito mais por muito menos audiência. Essa TV generalista tem tendência a desaparecer dando espaço a TVs mais segmentadas, voltadas para nichos, que buscam o público de acordo com sua programação, como as TVs por assinatura. “Hoje em dia as pessoas só assistem o que lhes interessa”, afirma o jornalista. É nesse cenário, em que a TV da forma que conhecemos está com os dias contados, que surge a TV Brasil, apostando no sucesso de algo que está saindo de moda.


Brasil ainda fala sobre o surgimento de novas mídias de TV como a web TV e o youtube, que também prejudicam a TV aberta, já que com essas ferramentas a pessoa pode ver seu programa na hora que quiser, através da web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário