sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Para o jornalista Antonio Brasil, a tv pública brasileira não tem identidade


por Bárbara Perrout


No dia 2 de dezembro de 2007, exatamente na mesma data que chegava ao Brasil as transmissões de tv digital, entrou no ar a TV Brasil, a rede de televisão pública nacional, pertencente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo governo federal.

No início de dezembro de 2009, aconteceu, em Brasília, o “Encontro EBC: Diálogo com a Sociedade”, que, no debate “Conteúdo e Programação das Mídias Públicas”, teve a presença do jornalista e professor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj Antonio Brasil, um crítico ferrenho da TV Brasil.

Segundo Antonio Brasil, um apaixonado por televisão, como ele mesmo gosta de frisar, algumas questões precisam ser levantadas para se entender o porquê de tanta polêmica em torno do canal público e dos canais abertos. Nas palavras do professor, “há um maniqueísmo, como a tv pública é boa e ninguém assiste e a tv comercial é ruim, mas tem grande audiência”. E mais: “O público não merece a tv pública que tem, ele não é o culpado”.

Para Antonio Brasil, a tv aberta, muito generalista, tende a desaparecer, dando espaço à tv mais segmentadas, para nichos, que buscam público de acordo com a sua programação. E é justamente esse último quesito que o jornalista apontou como a falha principal da tv pública brasileira, já que seus índices de audiência são baixíssimos. Ele afirmou ainda que uma boa programação se faz com pesquisa, criatividade, talento, treinamento, experimentação, investimento e tempo.

Outro aspecto que o professor abordou foi o teor político da TV Brasil, pois ela deve deixar de ser vista como aliada do governo, deve prestar serviços para a sociedade, ter uma identidade. Ao final de seu discurso, ele disse que novos mídias de tv estão surgindo, como a webtv e o youtube, além das tvs por assinatura, essa uma já conhecida de determinadas pessoas.

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