sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A TV pública sem participação do público


por Andala Iara


A TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo governo federal brasileiro. O canal estreou sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro. A programação da TV Brasil consiste em quatro horas diárias de produção independente e regional, além de alguns programas veiculados por outras emissoras públicas.

Sua criação, no entanto, gerou muita polêmica, levantando questões importantes como: será que a TV Brasil é do público ou do governo brasileiro? O povo quer uma televisão pública? Será que essa TV não será igual às demais? No dia 1º de dezembro deste ano, foi realizado, em Brasília, o Encontro EBC: Diálogo com a sociedade, no intuito de debater a respeito do sistema público de comunicação no país.

O debate “Conteúdo e Programação nas mídias públicas”, exposto pelo jornalista e professor Antonio Brasil e outros profissionais dos meios de comunicação, criticou a TV pública e apontou novas tendências da televisão brasileira. Segundo o professor, fazer uma programação de qualidade exige pesquisa, criatividade, experimentação, investimento, tempo, treinamento e talento. Contudo, a TV Brasil não se preocupou em apresentar programas inovadores.

Apaixonado por televisão, o professor Antonio Brasil afirma que “TV é coisa séria” e que os programas televisivos devem se comprometer em oferecer qualidade ao telespectador. Ele também fala sobre o “mito da TV pública: boa, mas ninguém assiste”, enquanto que a “TV comercial é ruim, mas todos assistem”, trazendo à tona outra discussão, a audiência. Segundo o professor, A TV Brasil não está atingindo seu objetivo por não alcançar um grande público, o que faz com que o investimento posto nela seja desperdiçado.

Para o professor Antonio, crítico contundente da TV pública, “o projeto da TV Brasil pode ter chegado ao país tarde demais”. Segundo ele, a televisões generalistas (que transmitem, em apenas um canal, diversos tipos de programação) tendem a desaparecer. A tendência é a TV segmentada, bem como as TVs por internet que, como afirma o professor (com base nas pesquisas do IBOPE), têm desviado a audiência das televisões generalizadas.

Em seu discurso, o professor Antonio brinca que “a solução da TV Brasil é se transformar em voz do Brasil”, pois só assim eliminaria a concorrência e alcançaria uma grande audiência. Dessa forma, Antonio Brasil contribui para a reflexão acerca dos meios televisuais, nos ajudando a compreender as diferenças entre TV pública e comercial e a entender as tendências que marcarão o futuro da televisão brasileira.

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